Criar um Site Grátis Fantástico

Meus amigos espero ser bem feliz nesta nova empreitada,para tanto conto com vocês .Há muito tento entrar nesse mundo maravilhoso das comunicações ,e até unindo mais essa plastificada comunidade .

A Folha do Baloeiro foi uma iniciativa ,que sem dóvida marcou por muito tempo essa nossa nação , agora no advento do balão de plástico ,nos dá a possibilidade de brincar com nossos filhos e netos ,mostrando um caminho na arte e folclore popular .

 BATE PAPO

Vamos dar início a este cantinho onde podemos dar vasão às nossas idéias e palpites ,às  idéias e palpites tem sido motivo de nossa evolução ,sempre cabe uma melhora .

Se você tem alguma idéia, de liberdade a ela ,tenho acompanhado algumas inovações ,umas interessantes outras ilárias ,aquela de recolher o cabresto em carreteis e ao levantar o próprio balão vai tirando sem interferência de ninguém foi muito boa ,gostaria de saber o nome do criador .

Nunca vi nenhum criador querer o monopólio de sua criação isso passa a ser de utilidade do baloeiro ,como o solar é novo e por isso passivel de muita inovação .

O gas hélio já foi usado no solar e subiu lanternado ,mas não use hidrogênio que é muito perigoso por ser inflamavel e explosivo ,o gas hélio ao contrário não tem perigo mesmo exposto ao fogo .                                                                                                         

 


MINHA HISTÒRIA 3

MINHA HISTÓRIA 3

 

 

BELOS TEMPOS

Que  maravilha poder facilmente gravar momentos dos mais agradaveis .

Antigamente era complicado e caro guardar as jmagens dos bons momentos ,só o despredimento de alguns heróis que ,por amor e dedicação ,se entregaram a gravar esses momentos que hoje com um clik revivemos .Fico imaginando se eles tivessem os recursos que temos agora com o clik barato das máquinas modernas ,mas mesmo com dificuldades ,até financeiras , os balógrafos com grande carinho ,com um sentido seletivo, criaram um acervo maravilhoso .

A grande sacada desses é que além de serem grandes conhecedores dos meandros de fotos ,também eram baloeiros ,e muitos além de balógrafos eram de turmas ,ou soltavam balões , e por isso esse poder de seletividade que tinham .   Um exemplo é o Paulinho Setenta ,grande balógrafo armou um fogueteiro muito diferente do comum ,estive presente e fui surpreendido com um trabalho inédito .Era um belo balão muito bem feito com grande quantidade de fogos ,mas a grande surpresa foi não ter nada de estampido ,todas as saídas eram na prata da melhor qualidade com caídas lindas e longas ,deu uma clariada no céu e chamou a atenção no rio .

 CADE VOCÊ

Muito desagradavel foi a sensação que senti ao procurar umas fotos que estavam no album e não encontrei ,eram fotos únicas ,e acredito que por isso ,foram retiradas  .

Foram fotos de solares com armações de copos plásticos que queria mostrar o belo efeito em pleno dia ,era uma Borboleta ,um belo crucifixu e um patinho em ponto e cruz .

Por serem trabalhos inovadores queria mostra-los ,mas infelizmente vou ter que repetir ,o que já estou fazendo .

Quando pedirem album de fotos emprestado vejam bem pra quem é ,na hora que volta ,devido a grande quantidade ,não se nota a falta o que só será notado ao procurar aquela foto ,e o pior é que fica difícil identificar quem foi .

 PANELA DE PRESSÃO

 Ao ouvir alguém sobre o valor físico de um trofeu voltei no tempo ,quando confeccionava a boca de ouro .

Quando comecei tinha o maior carinho e fazia o melhor que podia para agradar .O tempo foi passando e as brigas na hora da entrega foram tirando de mim a alegria que tinha de apresentar algo que premiasse aqueles trabalhos maravilhosos ,aquilo se tornou incômodo pra mim ,não tinha mais prazer ,a cara de decepção do Murilo ao vir pegar me entristecia ,mas eu achava que quanto mais bonito ou valioso fosse o trofeu mais seria a disputa e só aumentaria a brigalhada que já beirava a agressão física .

Me encarregavam de ficar no microfone e enfrentei a ira de perdedores inconformados com o resultado ,tenham certeza nunca participei de escolha de vencedor ,mesmo sendo chamado para tal .

ERA O TEMPO DOS DEUSES

Por vezes me pergunto que alguns baloeiros daquela época tinha esse poder de sedução que os marcaram até hoje ,são nomes que não esquecemos ,mestres dos mestres ,e alguns como o Zeca nem colavam papel e eram idolatrados ,nada melhor que lembrar momentos como quando apresentei o Renatinho ao Zeca ,colega do meu filho e da Turma do Vento ,o Zeca estendeu a mão pra ele que incrédulo ficou de olho arregalado dizendo : --Nunca mais lavo minha mão ...

Gostaria de ver hoje alguém como esse líder que lutou muito pela Turma da Amizade e pelo balão ,outro ícone é o Betinho ,felizmente ainda entre nós ,o Cizinho que se foi agora e outros que que vemos nos nossos sonhos .

Ainda tenho esperanças que os dias de hoje a rapaziada nova venha a marcar sua passagem .

 

 

PRESENTE MARCANTE

Foi há muito tempo recebi ,como acontecia muito ,a visita do pessoal da T. União e junto meu amigo Elson , dono do local sede da turma , que sempre que me encontrava cozinhando me expulsava do fogão e tomava meu lugar ,o que muito me agradava por saber que dali viria coisa boa e gostosa,ele sabe das coisas.

Foi o tempo que morava sozinho e me virava pra comer algo .

Foi numa dessas visitas que esse cara maravilhoso me presenteou com algo que uso até hoje ,e também por isso nunca esqueço dele ,um instrumento de medição que são usados por técnicos em eletrônica ,e eu havia terminado meu curso ,trabalhava com um aparelho de baixa capacidade e quando vi o que me presenteava pulei de alegria .

Depois de tantos anos adquiri aparelhos de medição digitais mas não abro mão do sanwa 320X que ele me deu .

É para mim a medição mais confiável ,foi um marco profissional .

MUITO OBRIGADO MEU AMIGO ELSON !!!

FOGO DE PARAQUEDAS

Os anos oitenta foram muito prolíferos em criatividade ,apareciam idéias incríveis ,até duas meias latas que se fechavam por meio de molas para apagar a bucha ,cabresto com as linhas em carreteis que se desenrolavam com a subida do balão .Muitas idéias foram aproveitadas .

Um dia o Dário irmão do meu amigo Paulo Vovô apareceu na minha oficina trazendo a ideia de uma paraquedas com bucha ,gostei muito e vi que era viável ,sendo uma paraquedas normal um pouco profunda com duas varetas cruzadas onde colocava a bucha ,as linhas compridas com um adereço completavam o efeito ,no alto parecia uma paraquedas que subia ,fiz e soltei várias .Usava lã para se ver no alto .Ótimo para brincar .

INACEITAVEL

Foi no principio quando a Tom e Jerry se organizava o Américo veio dar uma ajuda na confecção de balões ,também estava o Ramona da Turma do Saci ,que viera visitar a turma e aproveitava pra ajudar .Num dado momento ao ajudar a esticar um gomo ao puxar rebentou a ponta  ,e o Ramona na mesma hora fez uma bola amarrotando o pedaço do gomo e jogando fora dizendo :

-Aqui é a boca ...

Quando o Américo viu aquilo ficou indignado e bradou :

-Chega de balão por hoje e foi cobrindo ...

Quem conheceu o Américo sabe que era pela perfeição e não admitia barbeiragem .

 

AGRADÁVEL SURPRESA

Um sábado a noite e era uma noite muito agradável ,tinha visitas na minha casa ,quando notei a oeste uma armação ,parecia estar por Realengo .

Peguei minha luneta e fui para o terraço ,depois de ajustar o foco quase chorei ,via nitidamente o balão da Cometa com a mensagem ,"Até aqui eu sou Chacrinha ,não se pode ganhar todas.

Parece que a Cometa resolveu me emocionar, num domingo pela manhã acordei com comentários na vila sobre a beleza de um balão que passava , pulei rápido da cama e quando vi o balão reconheci à Mona Lisa a olho nu ,fiquei arripiado com a qualidade da imagem  ,pois acredito que Leonardo da Vinci daria nota 10 .

A Cometa com o Manuelzinho teve um passado marcado por grandes feitos .Só vou lembrar mais um que também me acordou ,foi o Tio San carregando acho que o cruzeiro ,uma crítica bem feita à conjuntura da época .

SOLIDARIEDADE

O Murilo tinha um fusquinha bem arrazado ,mas bem ou mal sempre aparecia nos lançamentos ,um dia correu a notícia que haviam roubado o fusquinha .Foi feita uma procura muito grande mas em vão .Como não foi encontrado a turma se uniu numa grande vaquinha e deram outro fusca pro Fofoqueiro .A entrega foi feita na casa do Elcio ,depois do Murilo tomar todas .

DIA DE S.JORGE

Como grande devoto que era o Elias programou uma bela festa para esse dia tão respeitado por ele ,como bom baloeiro suas melhores oferendas são os balões ,logo pela manhã pegam um e vão maçaricar para soltar e quem é o encarregado de maçaricar é o Elias que começa a encher ,mas sem nenhum aviso o Elias cai com o maçarico nas mãos ,foi fulminante .

O que era pra ser um dia de festa foi um dia de grande tristeza.

Foi uma grande perda para a família baloeira e Campo Grande sentiu sua falta .

ME ACOVARDEI

Era a entrega da Carrapeta de Ouro num clube de Cascadura ,eu conduzia no microfone os momentos que antecediam a entrega ,soube que estava programado um encontro que só de saber me emocionou .

Estava programado um encontro entre o Ze Maria e o pai do rapaz que morrera eletrocutado no resgate do fogueteiro ,o encontro seria no palco onde eu ficava .

Fiquei imaginando como seria isso e algo me dizia para não participar ,era algo inusitado .

Depois de todas as formalidades da entrega do trofeu saí do palco e me coloquei na platéia .

Não vou discorrer pelo que passou ,mas minha atitude foi correta .

Rolou muita emoção ,foi o que nunca se viu .

Foi deficil ver um pai perdoando a alguém que mesmo sem intenção foi o causador do acidente com seu filho , esse alguém se penitenciando ali diante de todos ,fiquei contente com a minha decisão de sair do palco naquele momento .

Não lembro quem ficou com o microfone ,mas deve ter sido o Alcibiadis .

ELEFANTES BRANCOS

Hoje quando é pojetado um super balão é tudo programado ,já se sabe até como vai ser enchido com sistema já aprovado ,mas quando começou era diferente , um doido chegava com a idéia e o grupo topava sem nenhum programa de trabalho era "vamo que vamu".

Terminado era esconder das ondas policiais esperando uma chance ,o que depois de muitas tentativas se tornava um incomodo ,te-lo guardado era perigoso ,tornava-se um estorvo e era necessário solta-lo logo ,por isso tantos deram errado .

A lógica ensina que tudo que é programado em torno de experimentos já feitos ,com sucesso , tem muita chance de dar certo ,é o que acontece agora com grande frequência .

O Cachambi foi rápido 24 ,32 e 40 ,mostrando o caminho certo ,com uma guia ,nesses não dá pra dar show de guia ,ninguém segura ,ele sabe o que faz . 

É certo que no 40 havia uma campanha muito forte contra os balões e a sociedade demonstrava uma certa desconfiança com os balões ,contavam muitas histórias para crianças e era preciso demonstrar ,e dar ,alguma segurança .O 40 vinha com paraquedas para ,em caso de problemas vir trazendo a boca até o chão ,boia para evitar o afundamento da boca , caso fosse em alto mar .

A grande maioria dos baloeiros fizeram piadas , mas era uma satisfação aos incredulos .

Com tudo isso ele nunca foi encontrado .

MARCA MARCANTE

Não recordo data ,parece que foi ontem ,foi uma das mais movimentadas ,falo de uma festa junina da Ouro Preto em Quintino ,casa do Cizinho .

Lembro de estar em papo com o Humberto e o Wagner Canazarro onde se discutia o momento da perseguição ao balão .

Era uma noite quente e o Sílvio dentro da barraca "churrascava"como um perfeito mestre cuca , o Tarsis prestigiou com um de seus balões característicos ,o predomínio de musica junina dava o tom da festa .

TEIMOSIA

Foi um período onde imperava a mania de lanternar o bojo na linha e colocar lanternas no meio do balão ,a idéia era copar o bojo em todo cone de baixo .

Pensando nisso ,sempre fui favoravel ao oito folhas com 54 gomos ,a maioria usava 56 gomos e o bojo ,no maçarico , não esticava ,muitos balões tinham a última carreira apagada por receio de ficar entre os gomos 

Foi lamentavel ver a Amizade ,lá em Inhauma , perder um belo balão na mão .Como entrara um vento tentaram arriar ,mas um copinho aceso entrou entre dois gomos ,não teve como evitar .

A BARRA ERA UMA BARRA

Quem ve a barra hoje ,na hora do resgate,não tem nem idéia do que era digamos na copa de setenta ,chovia balões e os grupos entravam pelo matagal na ânsia de pegar o junino ,mas os gritos indicavam perigo e encontravam um com lodo até o peito ,tinham muitos charcos escondidos dentro das matas ,daí surgiam histórias fantásticas .Você que não viu pergunte a quem estava lá ,vai ouvir hitórias incriveis e que deixaram saudades ,era uma aventura  entrar aquele terreno inóspito .

PIRÂMIDE NO ENGENHO DE DENTRO 

Era uma armação que não lembro o tema ,se não me engano criação do Ivo ,com o balão na guia entrou um vento forte atravessado e o papel encostou e pegou fogo ,deram uma sacodida e apagaram ,mas o trabalho de arriar um 8 X 8 inflamado foi monstruoso ,concentraram tudo numa guia central e o balão não descia ,foi uma luta enorma com a participação até do Coelho ,e como sempre em suas participações tudo se torna cômico ,ele pendurado na guia já sem camisa e o Zeca sacaneando sua interpretação de força .

MINHA MANIA DE CRIAR 

Era fim de ano ,nos meus 10 ou 11 anos , como sempre fomos passar natal e ano novo na casa dos meus avós em Ramos ,quando ,pela manhã ,fui para o quintal via no céu as pipas em seu bailado característicos veio aquela vontade de ter uma pipa pra botar no alto ,mas ali minhas chances eram mínimas .                                           Depois de pensar em de alguma maneira poder ter uma pipa notei que ás caixas de cerveja do botequim do meu avô estavam ,algumas , soltando lascas de madeira do compensado ,fui na caixa e consegui lascas bem compridas ,com minhas tias consegui linha ,bolei um tamanho pequeno de pipa e fiz uma armação que com papel que consegui ,também ,com as titias e uma bolota de arroz pra colar ,em pouco tempo já tinha minha pipinha ,frágil ,mas maneirinha . Nunca se de por vencido ,tente sempre .

O DA BARBA GOSTOU

O Festival da Amizade foi abrilhantado pelo monstruoso estrela que a Turma da Kombi soltou ,e até um japona entrou no "suvaco" ,foi o grande sucesso com aquela saída incrivel .

A Augusto era só sorrisos ,mas com aquela simplicidade característica ,agradecia a ajuda do Amiguinho ,que mesmo de uma cadeira dava os detalhes para a confecção .

Em outro festival da Amizade vieram com o grande dirigivel ,onde também havia o dedo do Amiguinho .São lembranças marcantes do nosso grande amigo . 

 

O DA BARBA GOSTOU

O Festival da Amizade foi abrilhantado pelo monstruoso estrela que a Turma da Kombi soltou ,e até um japona entrou no "suvaco" ,foi o grande sucesso com aquela saída incrivel .

A Augusto era só sorrisos ,mas com aquela simplicidade característica ,agradecia a ajuda do Amiguinho ,que mesmo de uma cadeira dava os detalhes para a confecção .

Em outro festival da Amizade vieram com o grande dirigivel ,onde também havia o dedo do Amiguinho .São lembranças marcantes do nosso grande amigo . 

A CALMARIA 

Armação da Tom e Jerry lanternada ,acabamos de esticar o cabresto e um céu muito escuro aparecia nos ceus da barra ,dava pra ver do campo ,mas o Madeira pedia calma a todos dizendo que era apenas calmaria em alto mar. Senti vontade de mijar e fui até o rio ,de lá pude ver melhor o que se avizinhava de nós ,falei pro Madeira que a calmaria estava chegando ,para me prevenir dei uma nota de cinquenta pra pagar a batida de limão que ia beber ,não deu nem tempo ,entrou uma ventania seguida de temporal ,meu carro salvava ás lanternas que tirava-mos e a bebida vinha na boquinha e no final quando levantei foi que vi estar muito bebado .

ADAPTANDO AO SEU MOMENTO

Com a idade chegando muitos problemas físicos vão surgindo ,e comigo não foi diferente ,estava apresentando uma deficiência visual .Depois de exames foi constatada a temivel catarata .

Isso dificultava escrever ,mas sem querer me entregar ,pensei o que dava pra fazer .

Foi aí que cheguei ao ponto de falar ,que é lógico ,não forçava a visão e mesmo depois de operado continuei com o canal do Youtube ,que parece ,vem agradando e despertando a colaboração de grandes amigos .